Ficha Técnica:
Gênero: Documentário
Duração: 80 min
Ano de Lançamento: 2011 (Brasil, Argentina, França, Holanda, Portugal, Suíça, Estados Unidos)
Site Oficial (Trailler): http://quebrandootabu.com.br/
Direção: Fernando Grostein Andrade
Roteiro: Fernando Grostein Andrade, Ilona Szabo, Ricardo Setti, Thomaz Souto Correa, Bruno Módolo, Rodrigo Oliveira e Carolina Kotscho
Música: Lucas Lima
e Ruben Feffer
Fotografia: Fernando Grostein Andrade e Rafael Levy
Depoimentos:
Fernando Henrique Cardoso (Presidente do Brasil, 1995 - 2002)
Bill Clinton (Presidente dos EUA, 1993 - 2001)
Jimmy Carter
Anthony Papa (Autor do livro autobiográfico ''15 to Life'')
Ruth Dreifuss (Presidente da Confederação Suíça - 1999)
Paulo Coelho
Ethan Nadelmann
Gro Harlem Brundtland
Moisés Naím (Especialista em Redes Criminais Globais)
Gael García Bernal
Discutir o uso discriminalizado das drogas é uma necessidade dos tempos em que organizações exploram seus usuários e fornecedores, gerando violência urbana e guerras, que passam do âmbito mental do adicto às ruas e praças públicas.
Ouvir a opinião de médicos com a experiência de Drauzio Varella ou de sociólogos como Fernando Henrique Cardoso, expõe diferentes preocupações sobre o mesmo problema.
O filme mostra um panorama mundial da situação do consumo de drogas. Aponta os resultados alcançados por países que discriminalizaram ou liberaram seu consumo e chama a atenção para a grande diferença entre drogas como a heroína e a maconha, tratadas muitas vezes com o mesmo tipo de penalidade jurídica.
O papel preponderante da educação e da visão desprovida de preconceitos. A noção do problema de saúde que enfrenta o viciado e o abismo que separa esta consciência do tratamento criminal que ele recebe.
Não se chega a um consenso, mas a proposta do debate sério faz deste um dos documentários mais pertinentes da temporada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário