sábado, 2 de junho de 2012

À ESPERA DE TURISTAS

Am Ende kommen Touristen




























































































Ficha Técnica:


Gênero: Drama

Duração: 85 min

Ano de Lançamento:  2007 (Alemanha)


Trailer:




















Direção: Robert Thalheim


















Roteiro: Bernd Lange, Hans-Christian Schmid e 
Robert Thalheim



Música: Uwe Bossenz


























e outros (ver http://cdtrrracks.com/bid2658283.html)


Fotografia: Yoliswa Gärtig

Direção de Arte:  Michael Galinski e Rita Maria-Hallekamp

Figurino: Ewa Krauze




Elenco Principal:



Alexander Fehling (Sven Lehnert)
















Ryszard Ronczewski (Stanislaw Krzeminski)


















Barbara Wysocka (Ania Lanuszewska)



















Piotr Rogucki (Krzysztof Lanuszewski)





















Rainer Sellien (Klaus Herold)
















Lena Stolze (Andrea Schneider)















Lutz Blochberger (Jürgen Dremmler)


















Willy Rachow (Lehrling Micha)




















Banda COMA:


Marcin Kobza (Guitarrista), Dominik Witczak (Guitarrista)
Rafal Matuszak  (Baixista) e Tomasz Stasiak (Baterista)





(Ao centro, o vocalista Piotr Rogucki, que vive o 
irmão de Ania, em foto de divulgação da banda)
























































(Os músicos em cenas do filme)




Roman Gancarczyk (Karol, Restaurador)



Adam Nawojczyk (Piotr, Restaurador)




















Czesław Stopka, à direita e 


















Stanisław Fajferek, à esquerda (amigos de Krzeminski, ao centro)















Ryszard Gałgan (Prefeito)
















Kazimierz Beer (Membro da Delegação Polonesa)
















Halina Kwiatkowska (Zofia Krzeminska, irmã de  Krzeminski)
























Joachim Lätsch (Professor)
Urszula Brania (Fisioterapeuta)























Como alternativa ao serviço militar, o alemão Sven opta pelo trabalho voluntário em Auschwitz, na Polônia. Passa então a cuidar do Sr. Krzeminski, sobrevivente do campo de concentração que funcionou ali durante a Segunda Guerra Mundial. O idoso trabalha para o museu local restaurando malas antigas e profere algumas palestras sobre suas experiências de guerra. Na plateia, futuros funcionários de uma fábrica comprada pelos alemães.
Este contato entre os cidadãos dos dois países expõe a delicada situação que a evocação dos acontecimentos da guerra ainda traz.
A convivência entre os mais jovens permite até um relacionamento entre Sven e Ania, guia do Museu. Mas é na relação com os mais velhos que ressentimentos vêm á tona.
O Sr. Krzeminski faz questão de ser hostil com seu novo cuidador, dando ordens e expulsando o rapaz dos ambientes onde se encontra.























Conclusão:


As malas que o ex-prisioneiro reforma pertenceram aos judeus mortos no massacre e são expostas no museu. Os administradores precisam de um simples verniz na parte externa, mas ele faz o possível para deixá-las como novas. Acaba afastado do trabalho e também hostilizado pelos alemães da fábrica, que pretendem somente usar sua imagem para ilustrar o bom relacionamento entre os dois países.
Sven tenta preservar o trabalho de Krzeminski, pegando escondido algumas malas para que ele não perceba que não necessitam mais de seus serviços.
Por outro lado, Ania consegue um trabalho em Bruxelas e o rapaz, revoltado com o tratamento dispensado ao idoso, decide deixar o país. Mas muda de ideia na estação, retornando á cidade.
Nas cenas finais, um comovente depoimento: Krzeminski cuidava das malas porque ajudava os alemães a separá-las de seus donos e prometera a eles que cuidaria delas para que todos as recebessem de volta.
Lembranças de feridas causadas pela extrema violência e a tentativa de virar esta página tão densa da história. 
Muito bonito.






(Os personagens principais com o Diretor Robert Thalheim)




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