Mostrando postagens com marcador Yolande Moreau. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Yolande Moreau. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 5 de junho de 2013

CAMILLE OUTRA VEZ

Camille Redouble






































Ficha Técnica:


Gênero: Comédia

Duração: 115 min

Ano de Lançamento: 2012 (França)


Trailer:




Direção: Noémie Lvovsky





























Roteiro: Noémie Lvovsky, Maud Ameline,
Pierre-Olivier Mattei e Florence Seyvos


Música: Joseph Dahan e Gaëtan Roussel




























Fotografia: Jean-Marc Fabre

Direção de Arte: Elsa Amiel

Figurino: Madeline Fontaine




Elenco Principal:


Noémie Lvovsky (Camille Vaillant), presente e passado








Samir Guesmi (Éric), presente e passado



















Noémie Lvovsky, Judith Chemla (Josepha)
Julia Faure (Louise) e India Hair (Alice)



















Yolande Moreau (Mãe de Camille) e
Michel Vuillermoz (Pai de Camille)



















Denis Podalydès (Prof. Alphonse Da Costa)



























Jean-Pierre Léaud (Senhor Dupont - O Relojoeiro)


































(Léaud com a atriz principal, e diretora do filme, Noémie Lvovsky)




Vincent Lacoste (Vincent), à esquerda na foto


































Mathieu Amalric (Prof de Francês)



















Aurore Broutin (Enfermeira)




Micha Lescot (Prof de Teatro)
Anne Alvaro (Prof de Inglês)
Riad Sattouf (Diretor)
Elsa Amiel (Diretor-Assistente)
Christian Dubouis (Açougueiro)
Gaëtan Vourc'h (Corretor)
Esther Garrel (Mathilde)
Jana Bittnerova (Prof de História)
Anthony Sonigo (Nourredine)
Gildas Milin (Médico)

























Camille vê-se obrigada a vender o apartamento em que vivia com o ex-marido e a filha de 23 anos, para que ele receba a parte que lhe cabe. O antigo companheiro vai deixá-la para morar com uma namorada mais jovem.
Vivendo esta situação, a atriz, que normalmente já bebe bastante, toma um pileque na festa de réveillon das amigas e desmaia bem na hora da contagem regressiva.
Desperta na companhia dos pais, há 23 anos, revivendo com a consciência de hoje, os fatos de sua vida aos16 anos.
























Conclusão (spoilers):


Muitas emoções esperam a garota, que surge no passado com a aparência de seus 40 anos, embora usando roupas de adolescente e sendo vista por todos como tal.
Mas nenhuma se compara àquela de rever o pai e a mãe já falecida.
Ela revive com lágrimas nos olhos, o quarto, seus objetos e afazeres de menina.



















Conhecendo os fatos futuros, passa a agir tentando evitar erros que a fariam sofrer anos depois. Com um gravador registra a voz da mãe, da qual sentiria saudades na maturidade. Grava também a comemoração de seu aniversário na companhia dos genitores.
Volta aos bancos escolares e revive as primeiras experiências ao lado das mesmas amigas que a receberam na festa de final de ano do início do filme. Todas mais jovens.























Com a ajuda de um professor, a quem revela a inusitada experiência, pressiona a mãe para que realize uma tomografia, sabendo que ela sofrerá um ataque súbito ignorando sua gravidez.
Este é o ponto principal de seus conflitos.
Camille faz de tudo pra evitar a união com o namorado, que a abandonará 23 anos depois. Sem querer privar-se da filha, passa uma noite com ele e o abandona.
Antes do triste e inevitável desfecho, revela à sua mãe que espera um bebê, alterando este acontecimento que tanto sofrimento lhe causava na vida adulta.
Camille entrega a gravação da voz dos pais ao professor prometendo reencontrá-lo no futuro.
Desperta no tempo presente, na cama de seu apartamento, retendo as imagens quase reais do sonho que tivera.
Procura o ex-professor, hoje com 70 anos, no mesmo local em que ele a recebia no passado. O antigo mestre entrega-lhe a gravação da qual já havia se esquecido.
No último encontro com o marido, a confirmação de que os sentimentos entre eles já diferiam daqueles experimentados na juventude.
Emocionante a ideia da possibilidade de viajar no tempo e reviver momentos marcantes ao lado de pessoas queridas.

























sábado, 6 de abril de 2013

DENTRO DA CASA

Dans la Maison




















































Ficha Técnica:


Gênero: Drama

Duração: 105 min

Ano de Lançamento: 2012 (França)


Site Oficial: http://www.danslamaison-lefilm.com/


Trailer:




















Direção e Roteiro: François Ozon
























baseado na peça "El chico de la Última Fila"






















de Juan Mayorga




















Música: Philippe Rombi



















Fotografia: Jérôme Alméras

Direção de Arte: Pascal Leguellec

Figurino: Pascaline Chavanne




Elenco Principal:



Fabrice Luchini (Professor Germain)

















Ernst Umhauer (Claude Garcia)




















Bastien Ughetto (Rapha Artole, filho)




Kristin Scott Thomas (Jeanne Germain)






















Emmanuelle Seigner (Esther Artole)






































Denis Ménochet (Rapha Artole, pai)





















Jean-François Balmer (Diretor da Escola)


























Catherine Davenier (Anouk)




Yolande Moreau (As Gêmeas Rosalie e Eugenie, Donas da Galeria)














Vincent Schmitt (Bernard, o Professor de Matemática)
























Jacques Bosc (Pai de Claude)
Ronny Pong (O Chinês)























Desanimado com o baixo nível de seus alunos, o professor de francês Germain tem sua atenção atraída para as redações do adolescente Claude Garcia.
Nelas o garoto relata sua obsessão pela família de um colega da mesma turma, Rapha Artole. 
Vigia a casa do amigo e os movimentos dos moradores até conseguir ser convidado a entrar, sob o pretexto de ensinar-lhe matemática.
Observando de perto o que considera ser ''a família ideal'', Claude sente-se atraído pela mãe de Rapha, a entediada dona de casa Esther.
Germain colabora nas composições, investindo em seu talento e dando-lhe orientações onde a curiosidade de leitor confunde-se com o interesse de ensinar e a preocupação com a qualidade literária é substituída por ordens que guiam as ações do voyeur.







Numa crescente e perigosa aproximação, o escritor caminha pela casa do amigo durante a noite,  observa o casal dormindo, ouve-lhe as conversas íntimas e vasculha papeis e gavetas.  
Sob a ameaça de interromper a trama, caso tenha que parar de frequentar a casa, consegue com que Germain roube uma prova de matemática da sala dos professores.
























Conclusão (spoilers):


Jeanne, a esposa do professor, que acompanha as leituras desde o primeiro capítulo, envolve-se na historia, passando a opinar e emocionar-se com ela.
Os olhares maliciosos do adolescente no entanto, fazem suspeitar da verdade por trás dos seus textos e isso em nenhum momento torna-se conclusivo.

























Nas redações que se sucedem, o amigo apaixona-se por ele e acaba lhe roubando um beijo.
Por sua vez, Claude consegue seduzir Esther e aproveitando-se de sua fragilidade, também a beija.























Durante uma aula, Germain constrange Rapha, fazendo com que leia para todos um texto mal escrito cujo tema é ''o meu melhor amigo''.
Sentindo-se ridicularizado, revela ao diretor da escola a história da prova roubada, o que faz com que o orientador perca o emprego. 

No capítulo seguinte, a curiosidade de Claude volta-se para a casa de seu leitor favorito. Registra no papel uma visita a Jeanne, o que provoca uma crise de ciúmes e detona a crise de seu casamento, que chega ao fim.

Cenas finais, o aluno-escritor encontra o antigo mestre sentado em um banco, observando algumas janelas. Sem saber que rumo dar à sua vida, resta-lhe a possibilidade de inventar, observando a alheia.



































Belo filme sobre a criação e a literatura.








































(O Diretor François Ozon e os protagonistas, no set)