Ficha Técnica:
Gênero: Drama
Duração: 98 min
Ano de Lançamento: 2011 (Brasil)
Site Oficial: http://www.ofilmedosespiritos.com.br/home.html
Direção: André Marouço
Roteiro: André Marouço
Música: Corciolli
Fotografia: Tiago Lage
Elenco:
Reinaldo Rodrigues (Bruno Alves)
Nelson Xavier (Psiquiatra Levy)
Ana Rosa (Gabi)
Etty Fraser (Dona Maria)
Sandra Corveloni (Mãe)
Ênio Gonçalves (Antonio, garçon)
Alethea Miranda
No enredo deste filme algumas histórias e personagens se cruzam, mas o fio principal parece ser o do médico Bruno, que inconformado com a morte da esposa, bebe descontroladamente e até pensa em suicidar-se. Um gari o vê nesta triste situação e lhe presenteia com uma edição d'O Livro dos Espíritos, obra clássica da doutrina de Allan Kardec.
O espectador fica conhecendo alguns trechos do livro, lidos durante o filme pelo personagem, que aos poucos tenta familiarizar-se com as ideias contidas nele.
Acaba procurando a ajuda de um antigo professor, e em uma sessão espírita descobre que a entidade que o persegue e pretende destruí-lo é na verdade o filho que ele e a esposa não deixaram vir à vida.
O médium esclarece o espírito, fazendo-o conhecer seus erros e desistir da perseguição.
Ao final, Bruno acaba ocupando o lugar do antigo professor à frente das Casas André Luiz, entidade espírita que cuida de pessoas com necessidades especiais.
O filme é lento e silencioso.
As pessoas que conhecem o espiritismo não precisam ver demonstrações ou fenômenos de nenhuma sorte, mas como se trata também de entretenimento que pretende alcançar um público mais amplo, o filme perde um pouco ao deixar de mostrar mais cenas de manifestações espirituais, que poderiam servir de estímulo para o estudo mais sério dos textos básicos. Como serviram um dia as mesas girantes para iniciar o desenvolvimento do próprio espiritismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário