Ficha Técnica:
Gênero: Drama
Duração: 90 min
Ano de Lançamento: 2011 (França)
Trailer:
Direção e Roteiro: Mathieu Demy
Música: Grégoire Hetzel
Fotografia: Georges Lechaptois
Direção de Arte: Paola Cortés
Figurino: Rosalie Varda
Elenco Principal:
Mathieu Demy (Martin)
Salma Hayek ('Lola')
Geraldine Chaplin (Linda)
Chiara Mastroianni (Claire)
Carlos Bardem, à esquerda na foto (Luis)
Jean-Pierre Mocky (O Pai)
André Wilms (O Alemão)
Sabine Mamou (Mãe), em imagens do filme "Documenteur"
de 1981, com Demy, o diretor deste filme
Pablo Garcia (Pedro)
Kevin Beaty (Doug O'Toole)
Lisa Blok-Linson (Lisa)
Cokey Falkow (Carteiro)
James Gerard (Cliente no Cluve de Strip)
Andrew Shemin (Cliente no Cluve de Strip 2)
Mobin Khan (Shahrukh)
Viaja para os EUA para resolver as questões da venda do apartamento em que ela morava e inevitavelmente reviver as lembranças dos anos que passou a seu lado no país.
A princípio, revoltado pela rejeição que sofrera na infância por parte da genitora, joga todas as suas coisas no lixo, numa tentativa de livrar-se do passado.
Linda, uma amiga de sua mãe que o encontrara no aeroporto, não ajuda na solução do mistério sobre a vida que ela levava, muito menos dos motivo do abandono do filho.
Ela e um vizinho comentam sobre uma colega de infância de nome Lola, que viveria no México e que seria amiga da mãe.
Lembrando que havia dispensado uma carta com este nome no envelope, vasculha o lixo, recupera o endereço e parte atrás da misteriosa mulher.
(O vizinho que dá algumas pistas sobre sua infância e a foto em preto e branco onde o personagem aparece ao lado da mãe e da tal colega, Lola)
Conclusão:
Cruzando a fronteira, a realidade diversa do país latino acaba envolvendo o personagem principal. Encontra uma boate de prostituição que dá título ao filme, onde trabalha a tal dama. Passa algumas noites perseguindo a suposta Lola, na tentativa de descobrir algo sobre sua vida, já que na tal carta era a vontade da mãe deixar para ela o apartamento em que vivia na América.
Embriaga-se, arruma brigas com o dono da casa e por fim descobre que a moça não é quem ele procurava.
Desde sua chegada, Martin faz contato com um garoto que vive como pode pelas ruas da cidade. Na verdade, identifica nele uma história parecida com a sua, já que a mãe pretende mandá-lo para os Estados Unidos. Um dia acompanhando o garoto, percebe a coincidência: ele é filho da mulher da boate.
Na cena final, ela e o menino encontram a documentação de transferência da propriedade para seu nome.
A história não resolve todos as questões do filme. O espectador pode supor algumas possibilidades a respeito do tipo de relação que a mãe tinha com Lola. Uma delas é que penalizada com a situação da menina que vira criança e que sabia trabalhar na boate Americano, decidira ajudá-la.
Também não fica claro o motivo dela ter abandonado o filho aos cuidados do pai, em Paris.
Mas o filme é bacana, com ótimos atores e interessante pela mistura de culturas e idiomas. Chiara Mastroiani, Geraldine Chaplin e Salma Haieck em um mesmo filme, já seria um bom motivo para assistí-lo.
As imagens que representam lembranças da infância do personagem principal provêm do filme "Documenteur" (1981) de Agnès Varda, mãe do diretor.
(Geraldine Chaplin, Mathieu Demy e Carlos Bardem no
59º San Sebastian Film Festival)