Ficha Técnica:
[As fotos em preto e branco são registros da época.
Os personagens da ficção não estão acompanhados de outras fotos nem de observações históricas.
As imagens coloridas do navio pertencem ao filme]
(Esta foto datada de 10 de Abril de 1912 mostra o Titanic partindo de Southampton - Inglaterra, para sua primeira e última viagem)
Gênero: Drama
Duração: 194 min
Ano de Lançamento: 1997 (USA)
Versão 3D: 2012
Site Oficial: http://www.titanicmovie.com/
Direção e Roteiro: James Cameron
Música: James Horner
Fotografia: Russell Carpenter
Direção de Arte: Martin Laing e Charles Dwight Lee
Figurino: Deborah Lynn Scott
Elenco Principal:
Leonardo DiCaprio (Jack Dawson)
Kate Winslet (Rose DeWitt Bukater)
Gloria Stuart (Rose Idosa)
Billy Zane (Caledon Hockley, 'Cal')
David Warner (Spicer Lovejoy)
Kathy Bates (Margaret 'Molly' Brown)
(A verdadeira Margaret Brown, passageira do navio)
("The Unsinkable (a que não afunda) Molly Brown")
Frances Fisher (Ruth Dewitt Bukater)
Bernard Hill (Capitão Edward John Smith)
(O Capitão do navio, E. J. Smith [1850 – 1912], ficou paralisado com
a informação de que o Titanic afundaria. Não tomou as providências
imediatas de evacuação, não supervisionando-a depois de iniciada e
tampouco avisou aos outros oficiais sobre a situação real do navio.
Pelos depoimentos de sobreviventes, percebeu-se que o Capitão
não fez nenhuma tentativa para salvar a própria vida)
Victor Garber (Thomas Andrews)
(T. Andrews [1873 – 1912], responsável pela construção do Titanic,
quando soube da colisão determinou que o navio afundaria irremediavelmente.
Foi visto pela última vez na sala para fumantes da primeira classe, contemplando o quadro "Plymouth Harbour", que ficava acima da lareira.
Seu colete salva-vidas estava sobre a mesa)
(Meticulosa recriação do quadro "Plymouth Harbour",
[Porto de Plymouth] de Norman Wilkinson, feita por
seu filho Rodney Norman Wilkinson.
1996 - Southampton Maritime Museum)
(Salão de Jantar da Primeira Classe do Titanic)
Jonathan Hyde (Joseph Bruce Ismay)
(J. B. Ismay [1862 - 1937], filho do fundador da White Star Line,
empresa construtora do RMS Titanic, foi acusado de desertar o navio
para salvar a própria vida. Na foto, dirigindo-se para o inquérito sobre o naufrágio)
Danny Nucci (Fabrizio)
Jason Barry (Tommy Ryan)
Bill Paxton (Brock Lovett)
Lewis Abernathy (Lewis Bodine)
Suzy Amis (Lizzy Calvert)
Nicholas Cascone (Bobby Buell)
Anatoly M. Sagalevitch (Anatoly Milkailavich)
Ewan Stewart (1º Oficial William McMaster Murdoch)
(W. Murdoch [1873 – 1912] substituía o Capitão no momento do acidente. Sua morte por suicídio é contestada por outras versões dadas por sobreviventes)
Jonathan Phillips (2º Oficial Charles Herbert Lightoller)
(O Oficial Lightoller [1874 - 1952] colocou aproximadamente
20 pessoas no bote número 6, dentre elas a Srta Molly Brown.
Após o naufrágio, nadou até o bote B, que estava virado e
conseguiu controlá-lo até o momento do resgate.
Foi o último sobrevivente do Titanic a subir no Carpathia)
(O bote desmontável B, encontrado à deriva durante a missão de recuperar os corpos das vítimas)
Kevin De La Noy (3º Oficial Herbert John Pitman)
(De folga em sua cama, Pitman [1877 – 1961] ouviu e sentiu a colisão,
mais tarde testemunhando que parecia que o navio estava sendo ancorado)
Simon Crane (4º Oficial Joseph Boxhall)
(O Oficial Boxhall [1884 – 1967] estava no comando do bote nº 2,
que comportava 40 pessoas e no entanto afastou-se do Titanic com
apenas 18. Avistou o RMS Carpathia às 4 horas da manhã, guiando-o
para os botes com a ajuda de sinais luminosos)
(Depois de esperar que os gritos dos náufragos cessassem, o Oficial Harold Lowe [1882 – 1944] conduziu o bote 14, um dos dois únicos a voltar para buscar mais sobreviventes. Resgatou quatro pessoas, dentre elas três sobreviveram [o outro bote resgatou cinco pessoas, das quais três sobreviveram] )
Edward Fletcher (6º Oficial James Paul Moody)
(Portando a patente escolhida tradicionalmente para a tarefa de comandar um bote salva-vidas, Moody [1887 – 1912] cedeu seu lugar ao 5º Oficial Lowe.
Foi o único Oficial Junior [que não está no comando geral] a morrer no naufrágio)
Mark Lindsay Chapman (Oficial Chefe Henry Tingle Wilde)
(Na ficção, Wilde é o Oficial que apita nas cenas finais)
(Conta-se que o Oficial Chefe Wilde [1872 – 1912], ainda no Titanic,
havia escrito uma carta à sua irmã dizendo ter um sentimento estranho a respeito do navio.
Especula-se ainda que seja ele o Oficial que cometeu suicídio nos minutos finais do naufrágio, incidente reportado por muitos sobreviventes)
Richard Graham (Contramestre Rowe)
(George Thomas Rowe [1880 - 1974], 45 minutos após a colisão, avisou o comando do navio que avistara o bote salva-vidas nº 7 na água.
Este dado difere da versão oficial.
Mais tarde declarou que estava convencido de ter visto um barco a vela.
Junto com o 4º Oficial Boxhall [mais acima], procurou ajuda através dos fogos e do código Morse)
Paul Brightwell (Contramestre Robert Hichens)
(Robert Hichens [1882 – 1940] era o responsável pelo bote nº6 que transportava Molly Brown, com quem discutiu negando-se a retornar para resgatar mais pessoas)
Ron Donachie (Mestre de Armas Henry Joseph Bailey)
(Da dupla responsável pela disciplina do navio, somente Mr. Bailey [1865 - 1943] sobreviveu. Apesar das declarações de tiros disparados por ele a bordo e da contenção da terceira classe durante o naufrágio, seu depoimento nunca foi registrado)
Eric Braeden (John Jacob Astor IV)
(Bilionário americano, dirigia mais de 20 empresas.
Era o passageiro com maior poder econômico no navio.
Na hora do naufrágio, Mr. Astor [1864 - 1912] cedeu seu lugar no
bote salva-vidas para duas crianças)
Charlotte Chatton (Madeleine Astor)
(Madeleine Astor [1893 – 1940] aos 19 anos, estava grávida de 5 meses no dia do acidente e declarou mais tarde que em seu bote havia lugar para pelo menos mais 15 pessoas)
fotos do casal Astor nas manchetes)
Bernard Fox (Coronel Archibald Gracie IV)
(Escritor americano, o Coronel Archibald [1859 – 1912] sobreviveu no bote dobrável B, que na verdade estava emborcado. Presenciou pelo menos metade dos companheiros que alcançaram o bote, escorregarem para a água. Nunca superou o trauma físico e psicológico do naufrágio, morrendo em dezembro do mesmo ano. Suas últimas palavras foram expressas em um delírio: "Precisamos colocar todos eles nos barcos".)
Fannie Brett (Léontine Pauline Aubart) e
Michael Ensign (Benjamin Guggenheim)
('Businessman' americano, Mr Guggenheim [1865 – 1912] estava acompanhado da amante, a cantora francesa Léontine Aubart [abaixo], que embarcou no bote salva-vidas. Percebendo que não sobreviveriam, ele e seu criado Victor Giglio [abaixo] vestiram roupas para noite e foram vistos no deque fumando charutos e tomando 'brandy')
(Madame Aubart [1887–1964])
(Victor Giglio [1888–1912])
(Especula-se que sabendo que seu criado não seria aceito nos botes
por ser mestiço, o milionário Guggenheim decidiu nem tentar
embarcar, permanecendo com ele. Passageiros atestaram tê-lo ouvido dizer: "Vestimos nossas melhores roupas e estamos preparados para afundar como cavalheiros'')
(Acomodações de Primeira Classe a bordo
do RMS Titanic. Foto sem data)
Camilla Overbye Roos (Helga Dahl)
(Nas fotos com Danny Nucci [Fabrizio])
Amy Gaipa (Trudy Bolt, criada de Rose)
Martin Jarvis (Sir Cosmo Duff-Gordon, 5th Baronet)
(Fazendeiro descendente de família aristocrática escocesa, Cosmo Duff-Gordon [1862 – 1931], foi um dos poucos homens sobreviventes. Ele e a esposa escaparam no Bote nº1, que embora construído para 40 pessoas, abrigava apenas 12 quando resgatado.)
Rosalind Ayres (Lady Duff-Gordon)
(Designer de moda de origem britânica, Lady Lucy Duff-Gordon [1863–1935] sobreviveu junto a seu segundo marido. Enfrentaram acusações de que haviam subornado os marinheiros do Bote nº1 para que não voltassem em busca de outros sobreviventes)
Rochelle Rose (Noël Leslie, Condessa de Rothes)
(A Condessa [1878 – 1956], que escapou em um dos botes, correspondeu-se com o marinheiro responsável por ele até o fim da vida)
Jonathan Evans-Jones (Maestro Wallace Hartley)
(Da esquerda para a direita:
Acima, o baixista John Frederick Preston Clarke [1882 - 1912] e o violoncelista Percy Cornelius Taylor [1880 - 1912].
Ao centro: o violinista Georges Alexandre Krins [1889 - 1912], o Maestro Wallace Henry Hartley [1878 - 1912] e o pianista W. Theodore Ronald Brailey [1887 - 1912].
Abaixo: o violinista John Law "Jock" Hume [1890 - 1912] e o violoncelista John Wesley Woodward [1880 - 1912])
(Acima: Krins, o Maestro Hartley e o violoncelista Roger Marie Bricoux [1891 - 1912];
ao centro: Brailey, Taylor e Woodward;
abaixo: Clarke e Hume)
(Liderados pelo violinista e maestro Wallace Hartley [1878 - 1912], oito músicos trabalhavam a bordo do navio, viajando de segunda classe. Dividiam-se em um quinteto, do qual fazia parte Hartlley, que tocava principalmente na hora do chá, depois do jantar e aos domingos, e um trio de violino, cello e piano que tocava no Restaurante e no Café Parisiense.
Todos os músicos do Titanic tocaram enquanto foi possível para acalmar os passageiros e afundaram com o navio)
Rocky Taylor (Bert Cartmell)
Scott G. Anderson (Frederick Fleet)
(O vigia Frederick Fleet [1887 – 1965] foi o primeiro a ver o iceberg.
Disparou o alarme três vezes e contatou a cabine de comando.
Foi o 6º Oficial James Paul Moody quem atendeu ao chamado:
"O que você vê?"
"Iceberg, logo à direita" ["Iceberg, right ahead!"]
O vigia declarou posteriormente que se dispusesse de binóculos,
teria visto o iceberg bem mais cedo)
Martin East (Reginald Robinson Lee)
(Reginald Lee [1870 – 1913] covigiava a rota desprovido de binóculos. Sobreviveu conduzindo a remo um dos botes salva-vidas, mas morreu poucos meses depois, vítima de pneumonia)
Gregory Cooke (Jack Phillips)
(John George Phillips [1887 – 1912] havia completado 25 anos dois dias antes do embarque e era o telegrafista sênior do navio. Alguns relatos garantem que ele ignorou avisos de outros barcos sobre icebergs na rota do Titanic. Permaneceu em seu posto buscando ajuda de outros navios até os momentos finais. Conseguiu, por fim, ficar agarrado ao bote B que estava emborcado, mas escorregou para a água momentos antes de ser resgatado)
Craig Kelly (Harold Bride)
(Telegrafista júnior do Titanic, Harold Bride [1890 – 1956] auxiliava Jack Phillips na transmissão das mensagens de SOS, que resultaram no resgate realizado pelo RMS Carpathia. Ficou no navio até ser arrastado pelas águas e juntou-se ao grupo do bote salva-vidas B, sendo resgatado horas depois. Auxiliou, mesmo ferido, a tripulação do Carpathia a transmitir listas e outras mensagens pessoais de sobreviventes)
(Na rota para New York, sobreviventes no Carpathia - Abril, 1912)
(O padeiro Charles (Chief Baker) [1878—9 - 1956] era parte da tripulação de abastecimento do Titanic. Caiu na água e nadou por quase uma hora até encontrar o bote B, no qual manteve-se agarrado até o resgate. Afirmou em seu depoimento que logo após o choque com o iceberg, entrou em sua cabine, bebeu uma garrafa de conhaque (Brandy) ''para acalmar os nervos'' e por isso não sentiu o frio da água. Os médicos afirmaram que sem dúvida a bebida evitou a hipotermia)
James Lancaster (Padre Thomas Roussel Davids Byles)
( O Padre Thomas [1870 – 1912] viajava para os Estados Unidos para celebrar o casamento de seu irmão. Ajudou muitos passageiros da terceira classe a embarcar nos botes, recusando-se por duas vezes a
ocupar um lugar. Após a partida de todos, permaneceu no convés orando e ouvindo confissões de mais de cem passageiros)
Elsa Raven (Rosalie Ida Straus)
de embarcar no bote salva-vidas)
Lew Palter (Isidor Straus)
(Isidor Starus [1845 – 1912] era, junto com seu irmão,
proprietário da Loja de Departamentos Macy's)
(O Senhor Isidor não aceitou um lugar no bote, alegando haver mais mulheres e crianças a bordo do navio.
Sua esposa declarou então que haviam vivido muito tempo juntos e por esta razão recusaria-se a seguir sem ele.
Sua empregada embarcou no bote.
O casal foi visto sentado nas cadeiras do convés, de mãos dadas, e sendo arrastados por uma onda.
O neto, ainda bebê, só havia sido deixado na Inglaterra por haver apanhado um resfriado)
Terry Forrestal (Engenheiro Chefe Joseph Bell)
(Joseph Bell [1861-1912] conhecia o navio suficientemente para saber que iria afundar e mesmo assim permaneceu com sua equipe na sala de máquinas, mantendo as bombas em funcionamento e as luzes acesas até dois minutos antes do fim. Esta atitude heroica aumentou o número de sobreviventes, ampliando o tempo previsto pelo construtor do navio para seu total afundamento: de uma hora para duas horas e quarenta minutos)
Don Lynch (Frederick Oakley Spedden)
(Frederic Spedden [1867 - 1947] salvou-se no bote nº 3 com a esposa, o filho Douglas e mais 20 homens)
(Sobreviventes do naufrágio aproximam-se do navio
de resgate RMS Carpathia - 15 de Abril de 1912)
(Esta foto, tirada por um passageiro do Carpathia,
mostra claramente um bote salva-vidas incompleto)
Há apenas um dia de se completar 100 anos do naufrágio, a emoção das pessoas e a inconformação com esta catástrofe permanecem. É mesmo inacreditável um navio deste porte desaparecer sob o mar, levando com ele a vida de tantas pessoas.
Rever o trágico romance de Rose e Jack na fictícia trama paralela aos fatos históricos, ampliada pelos efeitos em 3D, potencializa a carga dramática e o que se vê é um espetáculo atualizado do grande sucesso de 1997.
Hoje mesmo li uma notícia de que uma cópia em 4D já está sendo produzida.
A criação transcendendo o tempo e ao que parece, também o espaço.
NÚMEROS DO NAUFRÁGIO:
Categoria A Bordo Salvos Mortos
Crianças, 1ª Classe 6 5 (83,4%) 1 (16,6%)
Crianças, 2ª Classe 24 24 (100%) 0 (0%)
Crianças, 3ª Classe 79 27 (34%) 52 (66%)
Mulheres, 1ª Classe 144 140 (97%) 4 (3%)
Mulheres, 2ª Classe 93 80 (86%) 13 (14%)
Mulheres, 3ª Classe 165 76 (46%) 89 (54%)
Mulheres, Tripulação 23 20 (87%) 3 (13%)
Homens, 1ª Classe 175 57 (33%) 118 (67%)
Homens, 2ª Classe 168 14 (8%) 154 (92%)
Homens, 3ª Classe 462 75 (16%) 387 (84%)
Homens, Tripulação 865 192 (22%) 693 (78%)
Total 2224 710 (32%) 1514 (68%)
(O Diretor James Cameron com Leonardo DiCaprio)
(Kate Winslet, DiCaprio e Cameron)
(James Cameron dirigindo a cena final)
(DiCaprio gravando a famosa cena na proa)
(Esta foto foi tirada do deque do RMS Carpathia no dia 15 de Abril de 1912. Presume-se que este seja o Iceberg no qual bateu o Titanic)
Nenhum comentário:
Postar um comentário