Ficha Técnica:
Gênero: Aventura Dramática
Duração: 126 min
Ano de Lançamento: 2011 (EUA)
Site Oficial: http://www.hugomovie.com/
Direção: Martin Scorsese
baseado no livro
The Invention of Hugo Cabret
de Brian Selznick
Música: Howard Shore
Fotografia: Robert Richardson
Figurino: Sandy Powell
Design de Produção: Dante Ferretti
Elenco Principal:
Asa Butterfield (Hugo Cabret)
Ben Kingsley (Papa Georges [Méliès])
Chloë Grace Moretz (Isabelle)
Helen McCrory (Mama Jeanne)
Sacha Baron Cohen (Inspetor da Estação)
Emily Mortimer (Lisette)
Christopher Lee (Monsieur Labisse)
Michael Stuhlbarg (Rene Tabard)
Gulliver McGrath (Tabard Criança)
Frances de la Tour (Madame Emilie)
Richard Griffiths (Monsieur Frick)
Jude Law (Pai de Hugo)
Kevin Eldon (Policial)
Shaun Aylward (Garoto de Rua)
Cameo Appearances:
Emil Lager (Django Reinhardt)
Django
Robert Gill (James Joyce) e Ben Addis (Salvador Dali)
Joyce
Dalí
Hugo Cabret vive nos bastidores de uma movimentada estação de trem, em Paris.
Fascinado por engrenagens, tenta consertar um boneco de corda deixado por seu pai,
enquanto, escondido de todos, substitui o tio desaparecido na tarefa de manter funcionando os relógios da estação.
Sobrevive de pequenos furtos, fugindo da polícia e de um vendedor local, o Sr. George.
Conclusão:
Na verdade esta história do garoto que perde o pai em um incêndio e tem que sobreviver sozinho, é somente um pretexto para a verdadeira trama do filme, que é contar um pouco da vida do pioneiro da arte cinematográfica, o cineasta Georges Méliès.
Aos poucos percebemos que ele é o vendedor da estação, interpretado magnificamente por Ben Kingsley. Desanimado por não ser reconhecido por sua arte, e falido após vender um teatro onde sobrevivia realizando números de mágica com sua esposa, vive anonimamente na estação.
Sua afilhada acaba se aproximando do garoto e ambos descobrem o grande talento oculto na figura humilde do padrinho.
Encontram um estudioso que possui um dos filmes produzidos por Méliès, "A Viagem à Lua", e armam uma projeção surpresa para ele e a companheira.
Cena final, um teatro repleto e o reconhecimento do artista pela sua genial criação.
Várias passagens são emocionantes: o retrato de Georges Méliès, que percebeu que o cinema poderia contar histórias ao invés de simplesmente registrar imagens e ainda foi o precursor do que conhecemos hoje por 'efeitos especiais'.
Ver imagens de suas produções, disponíveis nos originais em preto e branco, totalmente a cores.
As primeiras projeções de cinema, quando eram registrados operários deixando fábricas ou um trem partindo da estação, o que fazia a plateia assustada imaginar que transporia a tela.
Cenas das primeiras produções cinematográficas.
Hugo e Isabelle em um cinema da época assistindo "O Homem-Mosca"
(Safety Last!), com a famosa cena do relógio, à qual Scorsese faz uma referência.
Grande filme.
Soa estranha a abertura.
Estamos assistindo imagens de Paris - a Torre Eiffel, La Gáre, adornados por música típica francesa com seus solos de harmônica, quando uma vendedora de flores manda um agudo "goood morniiing"...e o filme segue todo falado em britânico inglês.
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