Ficha Técnica:
Gênero: Musical
Duração: 100 min
Ano de Lançamento: 2012 (EUA)
Site Oficial: http://weinsteinco.com/sites/the-artist/
Direção e Roteiro: Michel Hazanavicius
Música: Ludovic Bource
Fotografia: Guillaume Schiffman
Direção de Arte: Gregory S. Hooper
Figurino: Mark Bridges
Elenco:
Jean Dujardin (George Valentin)
Bérénice Bejo (Peppy Miller)
John Goodman (Al Zimmer)
James Cromwell (Clifton)
Penelope Ann Miller (Doris)
Malcolm McDowell (Mordomo)
Missi Pyle (Constance)
Beth Grant (Empregada de Peppy)
Ed Lauter (Mordomo de Peppy)
Joel Murray (Policial)
Ken Davitan (Penhorista)
Bitsie Tulloch (Norma)
Ben Kurland (Assistente de Elenco)
Beau Nelson (Ator)
Hal Landon Jr. (Napoleon)
e
Uggie, o cão
É impressionante assistir a um filme neste estilo sabendo que os atores são nossos contemporâneos. É como sentir o que sentia o público no início da história do cinema.
Sem cores ou falas e utilizando-se de técnicas antigas (como encerrar cenas com um círculo que se fecha escurecendo a tela), o filme retrata justamente a época, no início dos anos 30, da passagem das produções mudas para o cinema falado.
Reproduz de alguma forma a história de artistas famosos que não se adaptaram ao novo formato e de outros que se tornaram estrelas do dia para a noite.
George Valentin é uma figura notória do mundo das artes. Abusa da popularidade fazendo pose para fotógrafos e sabendo ser o astro maior de suas produções.
Na saída de uma exibição, encontra Peppy Miller, aspirante a atriz que quase que involuntariamente se aproveita das fotos em que aparece ao lado do galã nos jornais.
Conclusão:
Com a chegada dos diálogos, George vê sua carreira decair ao passo que a ilustre desconhecida torna-se um fenômeno das telas.
Só que ela esconde uma paixão secreta pelo antigo ídolo.
Compra seus pertences em um leilão e o recolhe na própria casa quando no fundo do poço, abandonado pela esposa e completamente falido, incendeia o próprio apartamento.
Peppy consegue ainda com um velho amigo produtor, um papel para o ator decadente.
Como ele reluta em usar a voz nas filmagens, a aparente solução do problema ilustra a chegada de um novo estilo ao mundo da sétima arte: o musical coreografado.
Destaque para o amestrado cachorrinho Uggie, que dá um show à parte.
Meu favorito para o Oscar de melhor filme.
Espetáculo.
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