sábado, 23 de outubro de 2010

NORTE

Nord








Ficha Técnica:



Gênero: Drama

Duração: 78 min

Ano de Lançamento: 2009 (Noruega)

Site Sugerido: http://www.midas-filmes.pt/estreias/estreados/norte



Direção: Rune Denstad Langlo


Roteiro: Erlend Loe


Música: Ola Kvernberg


Fotografia: Philip Øgaard

Figurino: Emina Mahmuljin




Elenco:


Anders Baasmo Christiansen (Jomar Henriksen)

























Kyrre Hellum (Lasse)

















Marte Aunemo (Lotte)


Mads Sjøgård Pettersen (Ulrik)


Even Vesterhus (Thomas)


Ragnhild Vannebo (Rigmor)


Celine Engebrigtsen (Overlege Kran)


Ole Dalen (Sir Trondelag)
















Astrid Solhaug (Mari)

Tommy Almenning (Table Tennis Player)

Assad Arif (Soldat)








O filme me fez pensar em como o ser humano pode se adaptar a lugares tão diversos como o deserto ou a geleira. Adapta-se à natureza, vivendo parecidas dores e amores.
Jomar é um rapaz que sofre de pânico e sai da estação de esqui onde vive e trabalha (incendiando o chalé), empreendendo uma viagem para 'mais ao norte' rever seu filho de 4 anos. Sem suportar sua apatia, sua esposa o abandonara, indo viver com seu melhor amigo.
Ele deixa o tratamento psiquiátrico, a tentativa de retomar a paixão pelo esqui e de viver um vida normal, e segue relutante e temeroso atrás do menino.
No caminho encontra pessoas que fazem sua loucura parecer piada: uma garota que vive com a avó, isolada e sem amigos, que o abriga sob a escada de seu quarto (!); um garoto com hábitos estranhos - por exemplo, ao invés de beber ele encharca absorventes femininos e os cola em uma parte raspada da cabeça (!!); um senhor que vive em uma cabana no meio do nada com seu 'snowmobile' acorrentado ao tornozelo. Um belo dia, durante o sono, o gelo derrete e ele é arrastado, sem perceber, para o fundo do mar gelado (!!!).
Jomar sem transporte, já que seu próprio veículo quebrara, segue em meio a tempestades de neve, esquiando! Livrara-se do pânico pelo esqui e de tantos outros.
A paisagem branca está presente o tempo todo. As formas de locomoção sobre a neve e os hábitos de quem vive sobre o gelo. E sob ele.
Uma busca pela paz, pela liberdade, pela vida. Uma busca por si mesmo.




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário