sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

TOMBOY


































Ficha Técnica:


Gênero: Drama

Duração: 84 min

Ano de Lançamento: 2012 (França)

Site Oficial: http://www.tomboymovie.com


Direção e Roteiro: Céline Sciamma





















Música: Jean-Baptiste de Laubier























Fotografia: Crystel Fournier

Direção de Arte: Jérôme Lorichon



Elenco:


Zoé Héran (Laure / Mickaël)





















Malonn Lévana (Jeanne, irmã)






















Jeanne Disson (Lisa)
















Sophie Cattani (Mãe)



























Mathieu Demy (Pai)






















Yohan Vero (Vince)
Noah Vero (Noah)
Cheyenne Lainé (Cheyenne)
Rayan Boubekri (Rayan)
Christel Baras (Mãe de Lisa)
Valérie Roucher (Mãe de Rayan)





























Laure é uma menina muito bonita que se identifica intensamente com o universo dos meninos de sua idade. Do corte de cabelo à cor azul que pede para as paredes de seu quarto, basta um olhar para sentir a diferença entre ela e sua irmã caçula. Os mesmos pais, a mesma educação, o mesmo carinho faz entender que a garota nasceu desta forma. Espírito masculino, encerrado no corpo de uma garota.
Este é o ponto de partida do filme, que ilustra a realidade de muitos seres humanos, que se na infância se deparam com este tipo de conflito, na idade adulta terão que lutar contra preconceito e violência para poderem viver seus direitos básicos e fundamentais, que vão da possibilidade de casarem-se à simples expressão de um sentimento de amor em público.

Laure tem apenas dez anos e na primeira vez que sai de sua nova casa para dar uma volta pela redondeza, encontra-se com Lisa, que tem aproximadamente sua idade. Percebendo que a vizinha a confundira com um menino, assume o papel que lhe dá segurança e conforto. Apresenta-se como Mikael e passa a frequentar a turma como se fosse um garoto.



















Conclusão:

A situação atinge pontos extremos como quando ela decide nadar com a turma e coloca um pouco de massa de modelar para fazer um volume na sunga, criada a partir de um velho maiô.

















Lisa apaixona-se por ''Mikael'' e chega a beijá-''lo''.
A irmã mais nova que percebe a situação, entra na brincadeira e decide manter o segredo em troca de poder  ir com a irmã brincar na rua. Mas quando Laure/Mikael parte pra briga pra defender a pequena, não imagina que seu plano tem os dias contados.
A mãe do garoto que toma uma surra dela, vai à casa da(o) menina(o) tirar satisfações.
Sua mãe, inconformada, obriga Laure a usar um vestido e a leva até a casa do garoto e também da namoradinha, para mostrar a realidade a todos. Desespero e vergonha.
















Depois de sofrer  algum tempo em casa e ver nascer seu irmão mais novo, um belo dia a vizinha a chama para brincar na rua. Pelo menos teria a companhia de uma menina, já que até então era a única no bairro.
Sensível retrato real.
Questão de identidade.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário