segunda-feira, 28 de outubro de 2013

WAKOLDA (O MÉDICO ALEMÃO)

Wakolda

















































































































































































































































Ficha Técnica:


Gênero: Drama

Duração: 93 min

Ano de Lançamento: 2013 (Argentina/Espanha/Noruega e França)

Site Oficial: http://www.wakolda.com/


Trailer:




Direção e Roteiro: Lucía Puenzo
































Adaptação de seu romance "Wakolda", publicado em 2011.


















































































Música: Andrés Goldstein, Daniel Tarrab






















e Laura Zisman


Dirty Three (Warren Ellis, Mick Turner, Jim White)
































Interpretada por Nick Cave
























Fotografia: Sebastian Puenzo

Direção de Arte: Marcelo Chaves

Figurino: Nora Lia Alaluf, Beatriz De Benedetto e
Pilar Gonzalez




Elenco Principal:


Àlex Brendemühl (Josef Mengele)




















Florencia Bado (Lilith)


























Diego Peretti (Enzo)





















Natalia Oreiro (Eva)
























Elena Roger (Nora Eldoc)



















Guillermo Pfening (Klaus)































Alan Daicz (Tomás)



Tobías González Varceló (Gêmeo 1)
e Matíaz Zunino (Gêmeo 2)

















Nicolas Marsella (Polo)
Ana Pauls (Enfermeira)
Juan I. Martínez (Otto)
Carlos Kaspar (Proprietário da Fábrica)
Maria V. Barret (Iva)
Abril Braunstein (Ailín)
Benito E. Crespo (Cursis)
Sebástian Cáneva (Filho de Cursis)
Hartmut Becher (Diretor do Colégio)
Valeria Radivo (Professora)
Ricardo Truppel (Veterinário)
Marcelo 'Hos' Bearzi (Dono da Pousada)
Maia Muravchik (Mulher do Austríaco)
Martín Willnecker (Adolescente 1)
Tomás Jacob (Adolescente 2)
Brian Sichel (Adolescente 3)
Julia Zey (Adolescente 4)
Sofía Stieglitz (Adolescente 5)
Diego Acosta (Preceptor)





















Argentina, anos 60.
Enquanto brinca com os colegas, Lilith (Wakolda) é observada por um homem. 
Certa manhã, ele se aproxima da casa em que ela mora, apresenta-se como médico e pergunta a seu pai se é possível segui-los pela estrada que vai através do deserto até Bariloche.
O casal Enzo e Eva, com seus três filhos, pretende reabrir um hotel às margens de um lago, nesta cidade. 
O estrangeiro conversa com a família e Enzo, apesar da desconfiança, decide aceitar o dinheiro adiantado por seis meses de hospedagem, fazendo dele o primeiro hóspede de seu novo negócio.

















Conclusão (spoilers):


Notando que a garota não tem um desenvolvimento físico adequado para sua idade, o desconhecido sugere um tratamento para favorecer seu crescimento. 




























Contrariando o marido, Eva concorda em receber ajuda do estranho visitante. Não só para Lilith, mas também para o casal de gêmeos em sua barriga, imaginando evitar neles o mesmo problema da filha.



















Instalados na nova residência, a menina passa a frequentar a mesma escola alemã onde a mãe estudara no passado. Ali, Nora Eldoc, uma secretária que fotografa às escondidas os arquivos da instituição, começa a desconfiar do comportamento da garota, que deixa escapar detalhes sobre suas conversas com o médico, alguns deles remetendo ao nazismo.




































Lilith, por seu pouco tamanho, sofre bullying na escola. Submete-se assim aos remédios, escondendo do pai efeitos colaterais como dores e coceiras.
Os meninos nascem e o casal logo percebe que apresentam problemas respiratórios.




















A funcionária da escola na verdade persegue criminosos do regime alemão e suspeita da atuação de alguns deles no local. Vasculha os pertences do hóspede e encontra anotações de suas experiências com a família argentina. Entre elas, referências aos remédios aplicados em um dos bebês, para comparar sua eficácia em relação ao outro, e também às medicações testadas na menina. 
Segundo suas distorcidas e doentias teorias, as drogas os fariam alcançar a condição de ''super-homens''. 




































Confirmando suas suspeitas, Nora descobre tratar-se do fugitivo Mengele - que atuou na América do Sul na época, sem nunca ter sido preso.
O facínora e seus comparsas conseguem escapar e nas legendas finais, informações de que as ameaças de morte à perseguidora, foram cumpridas algum tempo depois.
Incômodo, como todos os filmes sobre o tema.
















Obs.: O título em português foi adicionado somente na data de
publicação deste post. Durante a Mostra, meses atrás, o
título em inglês foi mantido.



No set:























(Diego Peretti e Elena Roger dirigidos por Lucía Puenzo)





Nenhum comentário:

Postar um comentário