sábado, 19 de julho de 2014

UM DIA MUITO ESPECIAL

Una giornata particolare










































Ficha Técnica:


Gênero: Drama Histórico

Duração: 106 min

Ano de Lançamento: 1977 (Itália  e Canadá)


Direção: Ettore Scola




Roteiro: Ettore Scola, Ruggero Maccari e 
Maurizio Costanzo


Música: Armando Trovaioli




Fotografia: Pasqualino De Santis

Direção de Arte: Luciano Ricceri e Ezio Di Monte

Figurino: Enrico Sabbatini




Elenco Principal:



Sophia Loren (Antonietta Taberi)







Marcello Mastroianni (Gabriele)






John Vernon (Emanuele Taberi)






Françoise Berd (Concierge curiosa)






Patrizia Basso (Romana Taberi)
Tiziano De Persio (Arnaldo Taberi)
Maurizio Di Paolantonio (Fabio Taberi)
Antonio Garibaldi (Littorio Taberi)
Vittorio Guerrieri (Umberto Taberi)
Alessandra Mussolini (Maria Luisa Taberi)









































































No início da Segunda Guerra Mundial (mais precisamente no histórico 8 de maio de 1938), o diabólico ditador alemão chega à Itália fascista para uma ''visita''.
O povo se prepara para recepcioná-lo e vai às ruas para comemorar sua chegada e ouvir os discursos inflamados por seus interesses infames.
Antonieta cuida do marido fascista e machista e de seis filhos que despertam para acompanhar a multidão naquele dia.
Sozinha e pronta para enfrentar todas as tarefas da casa, a exausta dona de casa entra em contato com Gabrielle, um vizinho também solitário, para tentar salvar seu papagaio que voou para sua janela.











Conclusão (spoilers):

Os dois passam o dia juntos, conversando sobre suas vidas.
A curiosa figura é alvo das fofocas de uma senhora moradora do imenso condomínio, que aponta a homossexualidade do ex-radialista.
Ainda que tenha esta informação confirmada por ele próprio, Antonieta não desiste de tentar um contato mais íntimo com o novo conhecido.
E é o que acaba acontecendo no apartamento vazio de Gabrielle.
A mulher volta para seu lar a tempo de receber seus familiares e retomar sua tediosa e laboriosa vida. Mas os sentimentos e as novas ideias despertadas pelo contato intenso já querem modificar as atitudes da mulher simples e de pouca instrução.
À noite, pela janela, observa Gabrielle deixando o apartamento na companhia de dois homens e levando consigo seus pertences. Tem então a certeza do negro período que seu país enfrentaria a partir dali.
Durante todo o filme, podemos ouvir os ruídos do celebrado evento: discursos, bombas e uma transmissão radiofônica.
Influenciada pelo marido e pelo surto fanático da época, Antonieta coleciona fotos de soldados e eventos de guerra e não pode aceitar o pensamento contrário ao partido fascista que percebera em Gabrielle. 
Contudo, a orientação sexual do personagem é tratada com inteligência: Em determinada cena, após Antonieta tentar beijar o estranho no terraço do prédio em que vivem, ele confirma que prefere homens. Num impulso, ela lhe acerta uma bofetada. Ouve então de Gabrielle a declaração de que para ela é mais certo uma mulher casada se entregar a um desconhecido do que sua forma de amar.
Muitas cenas antológicas de dois mitos da história do cinema.
Clássico.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário