sábado, 6 de dezembro de 2014

INTERESTELAR

Interstellar













































































Direção: Christopher Nolan




Roteiro: Christopher Nolan e

Jonathan Nolan































Em um tempo futuro, a civilização sobrevive da monocultura do milho. O caos se acentua quando uma imensa quantidade de poeira invade terrenos e casas, tornando o ar irrespirável e causando doenças.
Cooper é um ex-piloto da NASA que vive com os dois filhos em uma pequena propriedade rural. Murphy, sua filha de dez anos, insiste na ideia de que um fantasma está tentando se comunicar com ela dentro de seu quarto. Junto com o pai, descobre coordenadas marcadas na poeira do chão, que os conduzem a uma estação secreta da NASA, liderada pelo cientista John Brand.
Ali recebem notícias das pesquisas envolvendo um "Buraco de Minhoca", que levaria a planetas sustentáveis, que poderiam salvar a vida humana da extinção. 
As primeiras tentativas das Lazarus missions, como é conhecido o projeto, identificaram três possíveis mundos habitáveis, batizados com os nomes dos primeiros astronautas recrutados. 
Cooper é escolhido para pilotar a Endurance e tentar recuperar as informações dos primeiros cientistas enviados. Confirmada a possibilidade de vida, os terráqueos seguiriam em estações espaciais para um novo lar. 
Murphy não recebe nada bem a notícia de sua partida.



Desenvolvimento e Conclusão (spoilers):



Em companhia de Amélia, filha de Brand, de mais dois cientistas e de dois robôs, fazem uma primeira tentativa em Miller. Por estar localizado muito próximo a um buraco negro, acontece ali uma dilatação do tempo: cada hora passada em sua superfície corresponde a sete anos do tempo da terra. Os viajantes fazem uma tentativa de resgatar os dados da primeira missão e descobrem que o planeta é coberto por um oceano que produz ondas gigantes. 
Enquanto Amélia tenta recuperar alguma informação nos destroços que encontram, os tripulantes são atingidos por uma dessas ondas. O acidente causa a morte de um componente e quando o grupo finalmente alcança a Endurance, 23 anos se passaram.
Ao visualizar as mensagens enviadas da terra, Cooper tem notícias de que sua filha auxilia agora nas pesquisas para o envio de homens para o espaço. 
Acontece que um pouco antes de morrer, Brand revela ter considerado a impossibilidade do projeto e da ideia de colocar em prática um plano B: embriões escondidos na Endurance iniciariam uma nova humanidade.
Com combustível suficiente para visitarem apenas mais um dos planetas antes do retorno, os sobreviventes optam por Mann, já que ainda recebem sinais deste globo. Em meio a muito gelo, encontram este desonesto astronauta, que ciente do Plano B, simulara estar em um local propício à vida para atrair uma equipe de resgate.
Mann tenta matar Cooper, quebrando seu visor, e foge para a Endurance. Cooper é resgatado a tempo por Amelia e os dois conseguem destruir a lançadeira ocupada por Mann, retomando o controle da nave.
Os sobreviventes tentam lançar a espaçonave em direção a Edminds, o terceiro planeta, utilizando-se da propulsão gerada pelo buraco negro. Cooper adentra então um espaço quadridimensional de onde por algumas frestas, avista o quarto de sua filha em diversas épocas. 
O tempo passa a ser uma dimensão quase palpável e Cooper percebe então a possibilidade de se comunicar com a filha, enviando informações que poderiam ajudar a humanidade. Encontra a filha, em tempos atuais, realizando uma última visita a seu antigo dormitório e consegue enviar a ela a solução para as equações de Brand.
Cooper desperta em uma estação criada pela NASA e pode então visitar sua filha. O encontro inusitado reúne o pai, com a mesma forma física com que deixou a terra, e a filha, agora uma senhora idosa a beira da morte. Ela, que liderou a evacuação de nosso planeta, pede que ele entre em contato com Amelia, que prepara Edmunds para a chegada de seus novos habitantes.
Louca ficção. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário