quinta-feira, 3 de junho de 2010

AO SUL DA FRONTEIRA

South of the Border

Sabemos por fatos históricos que o Socialismo, na prática, gerou ditaduras e abusos tão absurdos quanto o Capitalismo de extrema direita.
A toda hora vemos atletas e artistas tentando deixar a Ilha de Cuba e sendo obrigados a voltar. Na Venezuela, a censura aos meios de comunicação.
A pergunta que não cala é: se o modelo realmente deu certo e se esta é a opinião da maioria, por que negar a liberdade?
Neste filme Oliver Stone mostra os presidentes de países Sul-Americanos sob o ângulo "anti Estados Unidos" com sua política controladora, repressiva, manipuladora e imperialista. Os presidentes que disseram "não" às imposições econômicas, vencendo golpes planejados pelos EUA, conseguindo melhorar as condições de vida dos menos favorecidos. Que consequentemente os apoiam.
Cria então uma impressão de herois para os famosos e ridículos tiranos. Uma visão positiva trazida por um americano (!).
Um certa tranquilidade foi trazida ao ver Ivo Morales localizar Lula na posição política de "centro-esquerda", dissociando-o dos colegas mais extremistas e radicais.
Não entendi porque na entrevista com o brasileiro, único presidente falando português, a figura taurina de Chavez se faz atentamente presente, inclusive com tradutor.
Possibilidade de se pensar a situação por outros ângulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário