sábado, 16 de julho de 2011

O PRÊMIO

El Premio
.




Ficha Técnica:


Gênero: Drama

Duração: 115 min

Ano de Lançamento: 2010 (México/France/Poland/Germany)

Site Oficial: http://www.elpremio.com.mx/(em construção)

Site Sugerido: http://de.wikipedia.org/wiki/El_Premio


Direção e Roteiro: Paula Markovitch


Música: Sergio Gurrola



Fotografia: Wojciech Staron

Figurino: Macarena Pazos e Victoria Pugliese



Elenco:


Paula Galinelli Hertzog (Cecilia Edelstein)


Laura Agorreca (Lucía)


Sharon Herrera (Silvia)


Viviana Suraniti (Professora Rosita)


Uriel Iasillo (Walter)
Ludmila Lopez (Martita)
Jonathan Raia (Sergento Estevez)
José Sánchez (Marido de Rosita)
Juan Manuel Molina (Coronel)
Silvia Villegas (Inspetor)
.
.

.
.
Mãe e filha se escondem dos militares em uma afastada e fria casa de praia, em plena ditadura argentina. Alguns fatos, de início obscuros para a plateia, as obrigam a permanecer ali em péssimas condições de conforto.
A garota Ceci, em sua inocência, tenta patinar na areia, decide frequentar a escola local e faz amigos e farras como qualquer criança.
Escrevendo para um concurso de redação promovido pelo exército, ela põe no papel tudo que sempre ouvira de sua mãe. Critica o governo acusando-o pela morte de alguns parentes e pelo desaparecimento do pai.
Desesperada, sua mãe consegue à tempo e com a ajuda da professora, fazer com que a menina reescreva o texto, antes que ele alcance a comissão julgadora.
Ceci, que está bem adiantada em relação aos colegas de classe, conquista então a primeira colocação. Só que é impossível para sua mãe, aceitar uma homenagem dos responsáveis por todo seu tormento. A garota, que sonha com os aplausos da vitória, passa dias esperneando até obter a permissão de receber o tal prêmio, que na verdade é uma folha de papel, uma espécie de diploma.



Problema resolvido, na cena final o pai aparece caminhando pela praia e abraçando a família.
Claro que o tema é seríssimo e sempre exige muito respeito. Mas as cenas estáticas e silenciosas, querendo traduzir a angústia e o vazio das personagens, fazem pensar que a história de quase 120 minutos poderia ter sido contada em meia hora.
Após o sucesso no festival de Berlim a película conquista o prêmio da crítica no 6.º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo. Autobiográfico.
.

.
.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário