segunda-feira, 20 de outubro de 2014

ACIMA DAS NUVENS

Clouds of Sils Maria




























































































































































































Trailer:





Direção: Olivier Assayas (na foto, em Locarno)















































A alma deste longa-metragem é o processo de criação do ator.
A sensibilidade levada ao extremo e a quase fusão da vida real com aquela que se pretende levar ao palco.
A estrela Maria Enders (Juliette Binoche) hesita em aceitar a proposta para reencenar seu grande sucesso de vinte anos atrás: a peça "Maloja Snake".
Só que desta vez, a personagem entregue a ela seria a mulher mais madura da história.
Na peça, a bem sucedida Helena se envolve emocionalmente com Sigrid, muitos anos mais jovem. A garota, interesseira e sádica, usa os sentimentos de Helena para vencer financeiramente. 
Desequilibrada, a parceira mais velha se entrega ao suicídio.































Conclusão (spoilers):


Maria aceita a missão e segue com a assistente Valentine (Kristen Stewart) para uma casa nas montanhas, em Sils Maria, exatamente onde o autor criara o texto do espetáculo no passado.
Ela acredita que o local possa auxiliar em sua preparação, já que o título da peça faz menção ao belo fenômeno que ali se apresenta (Maloja Snake): nuvens serpenteiam pelo vale, criando um efeito mágico.



















Valentine tem que lidar de perto com os surtos e o temperamento difícil da atriz.








Além do processo de criação, propriamente dito, dar vida à Helena expõe Maria à ideia da passagem do tempo e da diferença de comportamentos na juventude e na maturidade.
Ela pensa a todo momento em abandonar o projeto.
Jo-Ann Ellis (Chloë Grace Moretz), a escolhida para interpretar Sigrid na nova montagem, ocupa com frequência as manchetes virtuais, que buscam noticiar cada passo de sua vida atribulada: problemas com drogas e alguns escândalos sentimentais.





























No primeiro encontro, a garota aparece com um novo namorado, casado com outra profissional do teatro, segundo os sites de fofoca. Demonstra muito respeito e admiração pelo trabalho da veterana, convencendo-a definitivamente a aceitar o desafio.























A personalidade de Jo-Ann fica evidente quando a estreia se aproxima. Ela nega um pedido da consagrada Maria, que tentava modificar um pequeno detalhe para valorizar determinada cena.
A notícia da traição do amante de Jo-Ann Ellis repercute estrondosamente quando a esposa traída tenta pôr fim à própria vida.
Nas cenas finais, vemos Maria Enders na noite de estreia, recebendo em seu camarim um diretor interessado em contratá-la para dar vida a uma mulher moderna, em sua próxima ficção.
Maria argumenta que o papel seria perfeito para a novata Jo-Ann.
Mas o rapaz demonstra uma compreensão mais profunda sobre a passagem dos anos. Surpresa, ela ouve nesta conversa o que seria uma saída definitiva para os conflitos que enfrentara nos últimos meses. Segundo sua fala simples, teríamos todas as idades em nós mesmos e uma profissional imatura esvaziaria a força que pretendia dar à protagonista do filme.
A futilidade, portanto, estaria definitivamente ligada ao caráter.
Belíssimo filme.
Bela e imensa Binoche.








































































































(As atrizes Kristen Stewart, Juliette Binoche, Chloe Grace Moretz
e o diretor Olivier Assayas, no Festival de Cannes 2014)






















Nenhum comentário:

Postar um comentário